Os eleitos para a segunda fase

Comunicado FCT para resultados da primeira fase

No dia 8 de Dezembro a FCT comunicou os resultados relativos à primeira fase do concurso Atlantic International Satellite Launch Programme.

Desse comunicado, fala-se em cinco consórcios que passam à segunda fase, sem qualquer surpresa face a interesses já revelados anteriormente:

  1. Consórcio Azul
  2. Avio
  3. Isar Aerospace Technologies GmbH
  4. Rocket Factory Augsburg
  5. PLD Space

O projeto do porto espacial teve como base um estudo da Deimos Engenharia detida pela Elecnor Deimos que encabeça o consórcio Azul. Estamos portanto perante aquilo que era expectável, aquele que viabiliza o concurso, é naturalmente o menino bonito a quem se atribuirá sempre a melhor nota.

Os outros consórcios, bem como o concurso em si, constituem somente uma farsa (e uma forma de ganhar tempo) para estabelecer outras parcerias (e financiadores) dos quais depende a cadeia de valor que se pretende implementar. Há, no entanto, um problema grave a resolver: só há um lançador capaz de vender esta ideia, este perímetro de segurança ajustado às necessidades, este conceito de lançamento para o Espaço certificado pela Natureza, o Prime da Orbex. Este, por enquanto, só existe no papel, não se lhe conhece um protótipo, e consequentemente, não se sabe como se comporta no terreno.

Por Santa Maria, em estreita colaboração direta com a imprensa nacional, a propaganda segue em força para ofuscar o lado sombrio do projeto, mas isso é assunto para outra publicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *