Columbus Trail – o rescaldo

“Mais um Columbus Trail, pode ser que ninguém dê por isso”. Terá sido essa a esperança dos principais promotores do projeto do porto espacial em Malbusca, que estão previsivelmente remetidos ao silêncio. Não existe dom da palavra que consiga encaixar um evento desta Natureza no contexto da suposta “Ilha da Ciência e Tecnologia” e enquadre esta enorme prova de potencial turístico num discurso pseudo-ambientalista que não convence ninguém. Todo o recente fervor (desde o verão de 2018), quase paixão, em torno do progresso e desenvolvimento de Santa Maria não aparenta ser compatível com o Columbus Trail. Vê-se que é algo que interessa omitir, assobiar para o ar e fazer de conta que não aconteceu.

Esta edição da prova foi um sucesso: recorde de 250 participantes em que a maioria não é da Região Autónoma dos Açores, como destaca o Açores 24 Horas. Mais teriam sido se houvesse mais ligações para Santa Maria, mas esse não é, como se sabe, o atual enfoque dos nossos representantes, demasiado concentrados em sair ilesos desta polémica e manter a sua posição no partido, do que em defender o que é mais benéfico para quem os elegeu.

O PS Santa Maria não perdeu tempo em “colar-se” ao sucesso do evento replicando no seu Facebook as palavras de Cíntia Martins, recém-chegada Diretora Regional do Turismo. De facto, mais vale fazer cópia integral do comunicado oficial do Governo Regional, do que arriscar dizer algo que mais tarde poderá ter de ser engolido em seco, tal é a incoerência que rege o PS local. Pormenor delicioso é constar dessa publicação a foto da Ribeira de Maloás, geossítio de referência do GeoParque Açores que arriscamos perder no contexto deste tresloucado projeto dada a sua proximidade ao local de lançamento.

Os marienses brilharam em todos os aspectos: dezenas de colaboradores por toda a Ilha a prestar apoio logístico à prova e aos participantes a vários níveis, muitas mais dezenas a incentivar e aplaudir os atletas nos vários pontos de passagem. Durante a tarde, mais marienses se concentraram junto à Câmara Municipal onde se encontrava a meta e puderam, com muita satisfação, ver mais de uma mão-cheia de marienses a chegar nos lugares cimeiros das diversas distâncias, como aliás destaca a Running Magazine.

Da organização da Columbus Trail já nos chegou um vídeo (com quase 14000 visualizações e 500 partilhas a esta altura) que mostra um pouco do que foi um dia sensacional para Santa Maria e que esperemos tenha o condão de calar aqueles que desdenham do potencial desta Ilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *