Ajustar expectativas

A cerimónia de assinatura da escritura de constituição da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space decorreu em Ponta Delgada, com a presença do ministro do MCTES Manuel Heitor, o Secretário Regional do Mar Ciência e Tecnologia Gui Menezes, o Presidente do Governo Regional Vasco Cordeiro, o coordenador da EMA – Espaço Luís Santos e o Presidente da FCT Paulo Ferrão.

Depois de em Dezembro o ministro Manuel Heitor anunciar que a sede da Portugal Space seria em Santa Maria, lançaram-se foguetes (ainda dos pequeninos) e rejubilaram-se as almas crentes com o investimento que já se adivinhava para a Ilha. O facto de Manuel Heitor ressalvar que também haverá instalações em Lisboa e em outros locais do país à partida já foi uma importante dica. Ora, considerando que a cerimónia da escritura dessa mesma agência se realizou em Ponta Delgada, está-se mesmo a ver que só estamos aqui para apanhar bonés.

20190319 Correios dos Acores

Sobre o local da instalação da Agência em Santa Maria, ficámos a saber pelo Correio dos Açores que se situará no Bairro da Bela Vista, um dos bairros do Aeroporto incluídos no processo de desafetação do domínio público aeroportuário do Estado que foram transferidos para o domínio privado da região.

Desta forma, vamos eventualmente assistir a uma transferência de uma habitação, ainda em posse do Governo Regional, directamente para a Portugal Space. Retorno económico para a ilha de Santa Maria -> ZERO.

A TSF entrevistou também Manuel Heitor no âmbito deste acontecimento. É particularmente pertinente a pergunta da entrevistadora pela resposta que se obtém de Manuel Heitor:

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, explica os objetivos traçados para a nova Agência Espacial Europeia

Repórter: A Agência vai ficar sediada nos Açores apenas e só ou vai ficar disseminada noutras zonas do País? Quantas pessoas terá a trabalhar e quando é que de facto começam a pôr as mãos à obra? (4’45”)

Manuel Heitor: A Agência está operacional até ao final deste mês (…), o plano de negócios prevê instalar nos próximos dois anos até 10 pessoas, é uma pequena agência (…), tendo uma sede em Santa Maria e instalações em Lisboa.

Até 10 pessoas nos próximo dois anos. Instalações em Lisboa, mas sede em Santa Maria, quantas pessoas esta agência terá efetivamente na ilha? É esta a fixação de pessoas que se esperava? Enfim, já cheirava a engodo em Dezembro, mas não deixa de ser uma triste constatação.


Vejamos agora uma importante novidade no discurso de Vasco Cordeiro:

Nesta cerimónia, que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, Vasco Cordeiro salientou a importância da ‘Portugal Space’ para o desenvolvimento do Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites, que prevê a criação de um porto espacial na ilha de Santa Maria.
 
Este é um projeto que, nos próximos dias, conhecerá uma evolução significativa com a publicação do concurso internacional e com o processo que se seguirá de avaliação e ponderação de todos os interesses em presença, não apenas os relativos à criação de emprego, mas também no que se refere à salvaguarda ambiental e de segurança da população, adiantou o Presidente do Governo.

Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro – GaCS, 18 de Março de 2019
Discurso de Vasco Cordeiro no âmbito da cerimónia de constituição da Portugal Space

Aguardemos então por essa publicação para saber como vai ser salvaguardada a segurança da população considerando que existem casas habitadas a partir dos 700 metros de distância. Será também interessante saber a salvaguarda ambiental que se pretende ao plantar um porto espacial numa zona de conservação de habitats e espécies (SMA05), na zona costeira da área marinha protegida SMA13, ao lado do geossítio Barreiro da Malbusca e a poucas centenas de metros do geossítio Ribeira do Maloás, ambas inseridas no Parque Natural da Ilha de Santa Maria.

Mapa do local previsto de lançamento com diversos perímetros assinalados, bem como todas as casas habitadas, devolutas e outros (negócios e espaços públicos) na zona de Malbusca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *