Documentação Técnica

Cinco empresas – PLD Space, Deimos, Avio, ArianeGroup e MT Aerospace – partilham os resultados dos seus estudos de viabilidade (financiados pela ESA) para um micro-lançador economicamente viável e comercialmente auto-sustentável. Os estudos mais relevantes e abaixo mencionados mostram aquelas que referem o potencial porto espacial de Malbusca e se mantêm ainda na “corrida” no âmbito do Atlantic International Satellite Launch Programme lançado no final de Setembro de 2018.

Documentos

  • A Deimos e Orbex apresentam o AZμL, um serviço de lançamento a partir dos Açores com base no veículo Prime. No slide 15 poder-se-ão ver os perímetros de segurança e os diferentes potenciais locais junto à Ponta de Malbusca
  • A PLD Space apresenta o seu lançador Miura (anteriormente conhecido por Arion)
  • A MT Aerospace apresenta diferentes análises do mercado com base nos spaceports existentes e potenciais.

Workshop organizado com o objetivo de discutir as oportunidades e desafios das suas áreas científicas. Burke Fort apresenta neste workshop o seu trabalho e estudos em desenvolvimento acerca da viabilidade do Atlantic Spaceport Center, cujo objectivo era avaliar diversos locais nos Açores para a construção de um porto espacial.

Documentos

  • Apresentação de Nuno Silva da Deimos Engenharia (subsidiária da Elecnor Deimos, parceira da Orbex Space) sobre o potencial dos Açores enquanto localização ideal para lançamentos;
  • Apresentação de Burke Fort sobre a viabilidade dos 4 spots avaliados em que Malbusca é apresentado em 1º lugar. Na análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) a questão do custo dos seguros é apresentada como weakness (fraqueza).